Limpeza e manutenção | Como cuidar do piso laminado

Elegante, aconchegante e prático, o piso laminado tem sido o mais escolhido na hora dos retoques finais na casa. No entanto, é importante se atentar na limpeza e manutenção desse piso, sempre cuidando para mantê-lo em bom estado.

A seguir, nosso objetivo é ajudar você a cuidar, de maneira eficaz, do chão da sua casa. Então continue até o final do artigo para conferir nossas dicas.


Limpeza e manutenção

Como vimos anteriormente, o piso laminado possui várias vantagens – confira aqui essas vantagens – e geralmente é feito de madeira de reflorestamento. Por isso, sua limpeza precisa de uma atenção especial, evitando possíveis danos ao piso. Sendo assim, vamos começar detalhando sobre o modo de limpeza.

Limpeza do piso laminado

Em primeiro lugar, a limpeza precisar acontecer regularmente para evitar que o chão deforme ou tenha arranhados. Contudo, não se deve usar qualquer vassoura ou produtos químicos; dê preferência para vassouras de cerdas macias, aspirador de pó ou um pano seco para retirar o pó.

Piso laminado

Além disso, é recomendado que varra na direção das réguas do piso laminado, podendo assim, limpar melhor entre as lâminas.

Um ponto importante para os pisos laminados é não molhá-los em grande escala. Por ser feito de madeira, as chances de estragar e causar danos com a água são muito altas. Então limpe com panos úmidos secando logo em seguida, e em caso de derramar algum líquido, seque imediatamente.

Quanto aos produtos utilizados, compre sempre produtos específicos para piso laminado, mas em último caso pode-se usar água com sabão neutro sem problemas.

Manutenção

A manutenção trata-se de como manter o piso laminado em bom estado e conservação, garantindo uma maior durabilidade. Com isso, o primeiro passo para a manutenção é garantir a limpeza regular de forma correta – com as dicas mencionadas acima.

Outra dica é evitar arrastar os móveis, sempre levante-os para deslocar, ou utilize feltros nos pés dos móveis mais arrastados. Além disso, não coloque nada fixado com parafuso no piso laminado, ok? Tudo isso evitará riscos e outros danos no piso.

Limpeza e manutenção

Também cuide para que não pegue muito sol em seu piso laminado, utilize persianas para bloquear a entrada do sol – confira aqui nossas melhores persianas – evitando desbotar ou manchar o piso.

Por fim, lembre-se de evitar objetivos que risquem e produtos químicos, e utilize também capachos na porta, impendido que muita sujeira entre para a casa e acabe dificultando na limpeza.


Esperamos que essas dicas de limpeza e manutenção sejam úteis para você manter a durabilidade de seu piso laminado. E não deixe de conferir aqui nossos melhores produtos para decorar o seu lar.