Papel de Parede ou Tinta | Qual o Ideal?

Todas as etapas de construção da casa foram finalizadas e finalmente chegou a hora do acabamento e decoração. E quando o assunto é revestimento de paredes, a princípio, basta ter em mente as cores de tinta desejadas e o tipo de acabamento para cada ambiente (interno ou externo, exposto à chuva, sol ou poeira etc.), correto? Nem tanto!

Há algum tempo, o uso de papel de parede como alternativa à tinta tem se expandido no mercado nacional e aqui vamos explicar alguns motivos para isso. Acompanhe a seguir!


Papel de parede ou Tinta

Apesar de muito popular na Europa e América do Norte, no Brasil, o papel de parede assumiu uma função de coadjuvante. Grande parte disso vem do mito de que, à primeira vista, ele é um produto caro em relação à tinta. Afirmação que não se sustenta hoje. Além de ser mais econômico no longo prazo, vamos apresentar abaixo outras vantagens que o tornam muito procurado atualmente.


Durabilidade

Decoração com papel de parede

A produção do papel de parede feita partir de vários materiais, como celulose, PVC, TNT e EVA. Essa gama de materiais permite escolher o produto ideal para cada ambiente.

O papel com PVC, por exemplo, possui acabamento vinílico que protege a superfície do material tornando-o impermeável e protegendo a parede. Por isso, pode ser lavado com água, sabão e um material não abrasivo. Desde que aplicados de forma correta e bem cuidado, papéis de parede podem durar até cerca de 10 a 15 anos.

Por outro lado, até tintas resistentes, mesmo bem cuidadas, tem uma vida útil de 3 a 5 anos. Além disso, algumas tintas apresentam manchas e mofo com extrema facilidade.


Praticidade

Quem já experimentou pintar um cômodo da própria casa ou mesmo que tenha contratado um pintor sabe que pequenos problemas podem surgir – pingos de tinta no chão ou nos móveis, cheiro forte no ambiente e a necessidade de várias demãos para surgir a cor que você idealizou inicialmente.

Comparativamente, a aplicação do papel de parede é bem simples. Nos dias de hoje, existem no mercado opções de matérias autocolantes, que diminuem as etapas necessárias. No entanto, no caso de adquirir o material que necessite de cola, basta aplicá-la na parede antes de prosseguir.


Versatilidade

Decoração com papel de parede

Anteriormente, esse seria um ponto positivo para as tintas. Em contrapartida, atualmente existem papeis de parede com tecnologia que permitem a aplicação em ambientes úmidos, gordurosos e expostos ao sol como: banheiros, cozinhas e fachadas, respectivamente.


Custo

Apesar de no primeiro momento o investimento no papel de parede ser maior, sua elevada durabilidade em relação à tinta traz um melhor custo-benefício em longo prazo.


Veredito – Experimente o papel de parede

Ainda em dúvida? Que tal experimentar o papel de parede no seu ambiente? Certamente, vai adicionar uma personalidade única aos seus ambientes! Por fim, não se esqueça de conferir aqui todos os outros produtos do nosso catálogo.